A Revolução de 30 foi um movimento iniciado por oligarquias insatisfeitas com o resultado das eleições presidenciais de 1930 em associação com grupos radicais de oficiais do exército brasileiro.
As camadas populares queriam: o direito a cidadania, a educação, a participação política, a melhoria de salário e condições de vida. As camadas médias: queriam saneamento básico, o fim da agitações político-sociais e outros. Os militares: queriam controle sobre a economia e o voto secreto.E a elite: queria maiores incentivos de desenvolvimento e industrialização e outros.
Em 1929, Washington Luís, deveria dar lugar a um mineiro, mas descrumpiu o trato e indicou outro paulista, essa traição irritou os mineiros que se uniram ao Rio Grande do Sul formamdo a Aliança Liberal, porém com todas as fraudes nas eleições Júlio Prestes, candidato paulista genhou.
Então, surgiram manifestações contra o governo em todo o país, em outubro de 1930 após a deposição do presidente Washington Luís, ele passou o comando para Getúlio Vargas, inciando a Era Vargas.(Apesar de tanto sofrimento o povo consiguiu por fim na política do café com leite, e a colocar um bom líder no poder que atenderá todas as necessidades do povo.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário