A Revolução de 30 foi um movimento iniciado por oligarquias insatisfeitas com o resultado das eleições presidenciais de 1930 em associação com grupos radicais de oficiais do exército brasileiro.
As camadas populares queriam: o direito a cidadania, a educação, a participação política, a melhoria de salário e condições de vida. As camadas médias: queriam saneamento básico, o fim da agitações político-sociais e outros. Os militares: queriam controle sobre a economia e o voto secreto.E a elite: queria maiores incentivos de desenvolvimento e industrialização e outros.
Em 1929, Washington Luís, deveria dar lugar a um mineiro, mas descrumpiu o trato e indicou outro paulista, essa traição irritou os mineiros que se uniram ao Rio Grande do Sul formamdo a Aliança Liberal, porém com todas as fraudes nas eleições Júlio Prestes, candidato paulista genhou.
Então, surgiram manifestações contra o governo em todo o país, em outubro de 1930 após a deposição do presidente Washington Luís, ele passou o comando para Getúlio Vargas, inciando a Era Vargas.(Apesar de tanto sofrimento o povo consiguiu por fim na política do café com leite, e a colocar um bom líder no poder que atenderá todas as necessidades do povo.)
Esse blog sera usado para fins educativos e escolares, ele tem como objetivo auxiliar na complementação e comentários sobre conteúdos trabalhado em sala.
domingo, 10 de abril de 2011
O tenentismo
O tenentismo marcou os anos 20, com a participação dos jovens tenentes do exercito.
O tenentismo colocava fim a hegemonia dos políticos vinculados ao meio rural, eles contestavam a ação política e social dos governos representantes das oligarquias cafeeiras. Embora tivessem uma posição conservadora e autoritária, os tenentes defendiam reformas políticas e sociais. Queriam a moralidade política no país e combatiam a corrupção.
O tenentismo defendia o fim do voto de cabestro, reforma do sistema educacional e voto secreto.
Os tenentistas chegaram a promover revoltas como, por exemplo, a revolta dos 18 do Forte de Copacabana( onde dos 18tenentes sobraram apenas 2 vivos.) Outros exemplos de revoltas tenentistas foram a Revolta Paulista (1924) e a Comuna de Manaus (1924). A Coluna Prestes, liderada por Luis Carlos Prestes, enfrentou poucas vezes as forças oficiais. Os participantes da coluna percorreram 24.000 quilômetros pelo interior do Brasil, objetivando conscientizar a população contra as injustiças sociais promovidas pelo governo republicano.
Ápos a revolução de 1930, o tenentismo perdeu sua força.
Ápos a revolução de 1930, o tenentismo perdeu sua força.
Crise da República Velha
A partir de 1860 apareceu as primeiras organizações dos proletáriados como as Ligas Operárias, as Caixas Beneficentes e outras.
Durante o periodo imperial, houve um êxodo rural (as pessoas começaram a sair das fazendas de café, para as cidades a procura de empregos melhores e melhores condições de vida( o que para a maioria não aconteceu))isso contribuiu para a urbanização crescente.
As condições de vida e de trabalho eram horríveis, mulheres e crianças trabalhavam por salários baixissimos, a jornada de trabalho era de 9 á 16 horas por dia e sem nenhum direito trabalhista ( isso era uma verdadeira exploração de pessoas, não importava o sexo nem a idade, isso tudo era o resultado so descasso dos políticos com os trabalhadores do seu própio país).
Os trabalhadores começaram a se organizarem em Socialistas (que queriam a igualdade social) e os Anarquistas ( que queriam o fim do Estado, porque qualquer governo tinha desigualdaes sociasis).Assim, os trabalhadores começaram a lutar mais pelos seus direitos,por meio de greves.
O governo promulgou a Lei Adolfo Gordo, que autorizava a expulsão de líderes estrangeiros do proletáriado e também permitia a deportação de grevistas ao Acre.
Em 1920, a classe operária se reuniu e se dividiram novamente, mas agora entre anarcossindicalistas e os socialistas ( que defendiam a jornada de 8 horas, salário mínimo, proibição do trbalho infantil e outros).
Em 1929,com a queda da bolsa de valores, houve uma crise cafeeira, e todos depositavam a culpa no governo pela crise, então os trabalhadores apostaram suas esperanças no " pai dos pobres" que era Getúlio Vargas.( Nessa época o povo trabalhador sofreu muito nas mãos dos poderosos, mas sabiam que eles podiam mudar essa realidade,e com todas essas revoltas internas e com as esperanças depositadas no homem certo a realidade dos trabalhadores ira mudar e muito)
As oliguarquias
Esse periodo foi de 1894 á 1930, e foi marcado pela politica café com leite entre os politicos de São Paulo e Minas Gerais. Eles firmaram esse acordo para que, ora o presidente fosse paulista, ora o presidente fosse mineiro (o nome desse acordo era uma alusão á econmia paulista e mineira, grandes produtores de café e leite. Porém esses países eram bastantes populosos e fortes politicamente.)
Dominando o poder, estes presidentes implementaram políticas que beneficiaram o setor agrário do país, principalmente, os fazendeiros de café do oeste paulista.
Surgiu neste período o tenentismo, que foi um movimento de caráter político-militar, liderado por tenentes.
( Essa politica do café do leite, foi nada mais, nada menos, mais uma maneira dos politicos, beneficiarem seus interesses, neste caso a produção de leite e café, mas um dia essa politica acabou e a história tomou um novo rumo.Vamos continuar aprendendo sobre essa época do Brasil.)
Deodoro da Fonseca
Com o título de marechal, Deodoro da Fonseca proclamou a república brasileira no dia 15 de novembro e assumiu a chefia do governo provisório.
O Congresso elegeu de forma indireta os marechais Deodoro da Fonseca para presidente e Floriano Peixoto para vice-presidente, em 25 de fevereiro de 1891.
O Congresso elegeu de forma indireta os marechais Deodoro da Fonseca para presidente e Floriano Peixoto para vice-presidente, em 25 de fevereiro de 1891.
O governo do Marechal deveria terminar em 1894, mas o período registrou sérios problemas políticos e econômicos. A política econômica, que tinha como ministro da Fazenda Rui Barbosa, foi marcada pelo "encilhamento", que se caracterizou pelo incentivo à emissão de moeda por alguns bancos e pela criação de sociedades anônimas. Como resultado, houve forte especulação financeira e falência de bancos e empresas, com essa série de acontecimentos o Marechal Deodoro renunciou no dia 23 de novembro de 1891.
Assinar:
Postagens (Atom)